Custo de Oportunidade

“Para cada escolha, uma renúncia”.

Custo de oportunidade é aquilo que você abre mão por fazer determinada escolha.

Por exemplo, em um lanche da tarde o que é mais vantajoso para você: um bolo ou uma maçã? Depende. Depende do seu objetivo. Qual os prós e contras da sua decisão?

O custo de oportunidade nos negócios, nada mais é do que comparar as opções que você tem dado seu objetivo inicial.

Porque é importante saber o custo de oportunidade de um negócio?

Seu negócio pode estar menos rentável e atrativo do que outras possibilidades que lhe estão disponíveis.

Quando é elaborado a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é possível saber o quanto o seu negócio está lhe proporcionando de resultado.

Por exemplo, o capital investido na sua empresa foi de R$ 100.000,00 e o resultado que ela lhe gerou em um mês foi de R$ 1.000,00. Significa dizer, a grosso modo, que seu investimento está lhe gerando 1% de rendimento ao mês.

Se esse R$ 100.000,00 fosse aplicado em um investimento de renda fixa – LCI (Letra de Crédito Imobiliário) isenta de IR, a uma taxa de 1,20% ao mês, por exemplo, você estaria perdendo dinheiro em comparação com o resultado da empresa.

Mas, claro, aqui há vários fatores a se analisar.

Avalie qual seu desvio padrão com relação a produtos financeiros de baixo risco. E caso estiver abaixo do que o mercado oferece, cabe reavaliar a situação e tomar medidas cabíveis.

Considerando que uma empresa demanda no mínimo tempo e dedicação, ela necessariamente precisa lhe rentabilizar mais do que aplicar seu dinheiro em uma instituição financeira, do qual uma vez avaliado e investido no produto em questão, você não precisa despender nem de tempo e nem dedicação.

O custo de oportunidade serve como um medidor para perceber o quanto seu negócio está acima das possibilidades do mercado. Até como indicador de mínimo necessário para o negócio continuar.

Para o custo de oportunidade não deve ser levado em conta, apenas rentabilidade, mas também: risco, no qual se está disposto a correr. Por exemplo, se olhar apenas pela ótica de rentabilidade, uma ação pode ter expectativas muito maiores do que qualquer investimento em renda fixa, no entanto a ação tem um risco muito além do que talvez se está disposto a correr.

Então, não há certo ou errado. O custo de oportunidade serve como um medidor para avaliar o quanto sua empresa gera de lucro com o que mercado oferece. Portanto, avalie bem sua situação e boas escolhas!

 

Bruna Heloisa da Cruz Faes

Especialista em Controladoria e Finanças

Faça um comentário